top of page

Segunda Turma de Oficiais do HPM vivencia nova etapa da Trilha de Desenvolvimento de Competências

Na manhã desta terça-feira, a 2ª Turma de Oficiais do Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais participou de mais uma etapa da Trilha de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais e de Gestão de Pessoas, promovida pelo Centro de Promoção Social, por meio da Academia do Cérebro.


A atividade foi cuidadosamente planejada para fortalecer o papel de liderança desses profissionais que atuam no ambiente hospitalar militar, com foco no desenvolvimento de habilidades interpessoais, inteligência emocional e estilos de gestão.


Nesta fase, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar a análise de seus perfis cognitivos, por meio de ferramentas lúdicas e diagnósticas que favorecem o autoconhecimento e a compreensão dos próprios padrões de comportamento frente aos desafios da liderança.


A manhã também foi marcada por uma dinâmica de grupo que estimulou a cooperação, o pensamento estratégico e o trabalho em equipe, utilizando um jogo institucional especialmente escolhido para a refletir sobre temas como, trabalho em equipe, cooperação, envolvimento, engajamento, comprometimento, dentre outros.


Um dos momentos marcantes do encontro foi a roda de conversa ao final das atividades, quando o Diretor Geral do Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais, Tenente-Coronel PM Leonardo Martins Marques, que também participou da trilha junto aos demais oficiais, compartilhou uma reflexão inspirada na dinâmica vivenciada:

"Durante a dinâmica da construção da ponte, me veio à memória a ideia de que realmente devemos ser ponte para as pessoas; devemos criar um link para as nossas equipes, para as pessoas com as quais convivemos, ao invés de criarmos barreiras. Devemos servir de elo para que eles possam construir um melhor ambiente de trabalho, um melhor ambiente na sua vida pessoal, algo que realmente traga um diferencial para as pessoas."Ten Cel Marques, Diretor Geral do HPM

A fala do oficial reforçou a importância de uma liderança que conecta, inspira e abre caminhos, favorecendo um ambiente mais colaborativo e saudável dentro da unidade hospitalar.

Como ocorreu nas últimas atividades, nessa oportunidade, a atividade também foi acompanhada estagiárias do curso de Psicologia da PUC Minas, com ênfase em Psicologia Hospitalar. As alunas puderam acompanhar de perto as metodologias aplicadas no desenvolvimento de competências socioemocionais, agregando uma valiosa experiência prática à sua formação acadêmica.


A Academia do Cérebro segue cumprindo sua missão de fortalecer as competências de liderança no ambiente da saúde militar, promovendo uma formação cada vez mais integrada entre teoria e prática, com olhar atento às necessidades humanas e organizacionais.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page