
A "Academia do Cérebro" do Centro de Proteção Social do Policial Militar é um programa inovador foi criado com o objetivo de promover o bem-estar integral e o fortalecimento socioemocional dos militares, funcionários civis e veteranos da PMMG. Esta iniciativa nasceu da ampliação do "Laboratório do Cérebro" (LabCer), um projeto-piloto desenvolvido em 2023 e 2024 pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EFAS) para os alunos do Curso de Formação de Sargentos (CFS).
Em 2024, ao assumir o Comando da APM, o Coronel Luiz Marinho visitou o LabCer ao conhecer as atividades da Academia do Cérebro, determinou a expansão do LabCer para um programa que atendesse todos os militares e funcionários civis da APM, além dos veteranos da PMMG, neste último caso, em alinhamento com a Instrução Conjunta nº 08/2024 - DRH/DS, que regulamenta o Plano do Elo de Honra da PMMG para atenção aos veteranos.
Para a adequação do espaço, a AFAS se uniu ao projeto, trazendo consigo sua missão de “transformar vidas por meio da assistência social e cultura com qualidade e respeito”. Em parceria com a APM, a equipe da AFAS – incluindo as áreas de assessoria, design de ambientes e compras – contribuiu para que o projeto se materializasse, em um esforço conjunto com o Comando, a psicologia da EFAS e o CAE/APM. Além do financiamento inicial dos móveis, pufs, tatames e outros materiais, a parceria continua com a disponibilização da artesã da AFAS, Adriana Brito, que em um encontro mensal, compartilha com os veteranos e familiares, seus dons de artesã, compartilhando seu conhecimento com trabalhos incríveis que encanta à todos.
Para proporcionar um ambiente que promova o afastamento das pressões diárias, a Academia do Cérebro foi estrategicamente posicionada dentro da APM, porém fora dos espaços tradicionais de ensino. A formalização do programa foi realizada em colaboração entre o Comando da APM, o P5/APM e a seção de psicologia da EFAS, culminando em um memorando que define o público-alvo, a localização e as atividades oferecidas.
Porém, em maio de 2025, os militares da Academia do Cérebro, a psicóloga Maj PM Joice Lima Carvalho de Paula e seu auxiliar, o 1º Sgt PM Giovani Aparecido de Freitas, que estiveram juntos no desenvolvimento do programa desde seu início na EFAS, foram transferidos para o Centro de Proteção Social, em um esforço do Comando Geral em expandir o programa para alcance de toda a Polícia Militar de Minas Gerais, como resultado dos trabalhos de uma comissão de "Qualidade de Vida". Essa transferência foi necessária em decorrência da expansão do programa que, por conseguinte, passou a ser de controle e coordenação da Diretoria de Promoção Social da PMMG.
Assim, a Academia do Cérebro se estabeleceu como um marco de cuidado integral na Polícia Militar de Minas Gerais que tornou-se uma realidade, atendendo às diretrizes da Organização Mundial de Saúde, que preconiza o bem-estar físico, mental, social e espiritual.
O programa possui objetivos abrangentes e transformadores: fortalecer o desenvolvimento socioemocional de militares, veteranos e funcionários civis; promover um cérebro ativo, com foco, visão estratégica, memória fortalecida e raciocínio ágil; além de reduzir o estresse e elevar a qualidade de vida, gerando um impacto positivo no crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos.
A Academia do Cérebro reflete o compromisso da PMMG com o bem-estar dos seus integrantes, consolidando uma cultura de excelência e cuidado dentro da instituição.

Contate-nos
Envie-nos suas dúvidas e sugestões: